Reuniões

Reuniões do A.S.A. Aracati Sociedade Ativa, as Terças feiras - 19horas na praça Dr. Leite.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Homens esvaziados

Pergunto de forma simples e direta, o que está acontecendo com o nosso espírito? Ou para os mais céticos, para onde foi a nossa consciência, a nossa razão? Por todos os lados, vejo o desrespeito com a nossa terra, percebo a hipocrisia nos sorrisos cintilantes desta corja de empresários que se pudessem comeriam dinheiro, vejo nossos políticos rasgando em pedacinhos a ética por uma meia recheada, vejo gente julgar o outro pelo bolso, vejo igrejas lotadas aos domingos para de lá saírem crentes a cultuar com seus rosários, preconceitos, mentiras, egoísmo, e a pior de todas cracas que entulham nossa alma, a indiferença.
Um olhar indiferente mata mais que uma bomba atômica, ele mata as expectativas e os sonhos de uma criança que pede atenção num sinal, destrói a cultura de uma tribo que grita para que seus direitos sejam respeitados, pisoteia com violência os ideais de tantos estudantes que vão as ruas para cobrar o que está na própria Constituição. A indiferença afasta o toque, repugna o cheiro, pede silêncio e embota a mente de simulacros para esquecer o que viu. Ela menospreza tudo que não se adequa a seu cabresto.  
Ontem ouvi um pensador dizer que o homem contemporâneo caminha para o esclarecimento e abraça cada vez mais a razão. Não discordo dele, só complementaria dizendo que o homem pós-moderno cinge uma razão estética em detrimento da razão ética. A razão para mim está intrinsicamente ligada à verdade, a justiça, e a busca por valores que enriquecem não só intelectualmente o homem como também o espírito. 
A razão que deveria iluminar o caminho e a identidade do Ser, hoje se tornou uma razão vazia de valores, uma razão somente tecnicista. Esta razão não forma HOMENS, ela produz em série homens. (homens) pequenos, eticamente imaturos, desprovidos de consciência. homens que desvirtuam a razão para adequá-la aos seus interesses (como para obter riqueza, poder, fama, etc). 
Um bom exemplo, são os grandes empresários que estão a frente do projeto do Setor Noroeste. Estes afirmam ser necessário criar novas moradias para atender as demandas habitacionais da classe média-alta. Associam seus investimentos a geração de renda e empregos, acompanhada do marketing da sustentabilidade. As premissas da qual eles fazem uso são lógicas, porém carregadas de uma razão não virtuosa, já que o Noroeste nada tem de sustentável, pelo contrário, está destruindo a fauna e a flora local, expropriando a população indígena de suas terras por direito, devastando as nascentes, podendo com isso, a médio e longo prazo provocar impactados desastrosos para o ecossistema como um todo. Este exemplo ilustra como que a lógica dos homens pode deturpar a razão ética. Ou seja, eles constroem uma razão plastificada que se amolda perfeitamente a seus interesses escusos. 
A razão que estes homens sem virtude propõem muito se assemelha com o jovem Dorian Gray, de Oscar Wilde. Na superfície, na casca, não se pode ver os efeitos malignos de suas ações, pelo contrário, tudo parece perfeito, verdadeiro e belo logicamente, porém se tivermos acesso ao “quadro de Dorian” veremos com espanto o monstro que se tornou a razão sem ética, a inteligência sem princípios. 
Não é atoa que sinto hoje, um estranho esvaziamento do homem. Aparentemente tudo está igual, mas a verdade é alguma essência que lhe falta. A razão mais externa, aquela astuta, mercantil, lógica e inteligente o habita cada vez mais, porém, fico me perguntando onde está a razão virtuosa do Ser? Onde está o espirito deste invólucro chamado corpo? Cuidado para não se tornar apenas um corpo vazio e ambulante..
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário